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Pé-de-Meia 2025: Estudantes de baixa renda recebem incentivo!

Programa do governo federal impulsiona a educação e reduz desigualdades sociais.


O programa PĂ©-de-Meia, instituĂ­do pela Lei nÂș 14.818/2024, estĂĄ operando em 2025 atravĂ©s de incentivos financeiros para estudantes de baixa renda matriculados em escolas pĂșblicas. O objetivo Ă© democratizar o acesso à educação e reduzir as desigualdades sociais, incentivando a conclusão do ensino mĂ©dio.

Para ser elegĂ­vel, o aluno deve ter entre 14 e 24 anos no ensino regular ou entre 19 e 24 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA). AlĂ©m disso, Ă© necessĂĄrio ter um CPF regular, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir uma renda familiar per capita de atĂ© meio salĂĄrio mĂ­nimo.

Ao se matricular no ensino mĂ©dio regular, o estudante recebe um pagamento inicial de R$ 200. Para continuar recebendo as parcelas mensais, Ă© preciso manter uma frequĂȘncia mĂ­nima de 80% nas aulas. Ao concluir cada ano letivo com aprovação, o aluno recebe um bônus de R$ 1.000, que Ă© acumulado atĂ© a formatura. Estudantes do terceiro ano que participam do Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) tambĂ©m recebem um incentivo adicional.

Após a inclusão no programa, uma conta digital Ă© aberta automaticamente na Caixa Econômica Federal em nome do estudante, acessĂ­vel pelo aplicativo Caixa Tem. Para menores de idade, um responsĂĄvel legal deve desbloquear a conta, enquanto maiores de 18 anos tĂȘm acesso imediato.

O aplicativo Jornada do Estudante, atualizado com os dados de 2025, permite que os alunos verifiquem sua elegibilidade e acompanhem os pagamentos. O app tambĂ©m fornece informações sobre os critĂ©rios que não foram atendidos, caso o estudante não seja elegĂ­vel. A colaboração entre estados, municĂ­pios e o Distrito Federal Ă© fundamental para o sucesso do programa.

Este programa Ă© mais uma iniciativa que visa melhorar as condições de vida da população mais carente, embora a eficĂĄcia de tais medidas dependa de uma gestão responsĂĄvel e transparente dos recursos pĂșblicos. Afinal, como conservadores, defendemos que a verdadeira prosperidade vem do trabalho e da liberdade econômica, não de polĂ­ticas assistencialistas que podem gerar dependĂȘncia do governo.

*Reportagem produzida com auxĂ­lio de IA

Pé-de-Meia Enem estudantes CadÚnico educação

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