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Travessias litorâneas de SP registram aumento no volume transportado e redução no tempo de espera

Travessias litorâneas de SP registram aumento no volume transportado e redução no tempo de espera A Operação Verão 2024/2025, realizada entre 15 de dezembro de 2024 e 10 de março de 2025, se destacou nas travessias litorâneas de São Paulo.

Por Centro News em 11/04/2025 às 11:55:45

Travessias litorâneas de SP registram aumento no volume transportado e redução no tempo de espera

A Operação Verão 2024/2025, realizada entre 15 de dezembro de 2024 e 10 de março de 2025, se destacou nas travessias litorâneas de São Paulo. Durante os 86 dias de alta temporada, cerca de 5 milhões de veículos e pedestres foram transportados, reforçando a importância do sistema de balsas para a mobilidade na região.

Conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil-SP), por meio do Departamento Hidroviário – agora denominado Coordenadoria de Travessias -, a operação conseguiu atender ao aumento da demanda, transportando mais usuários e, ao mesmo tempo, reduzindo os tempos de espera nas embarcações, o que proporcionou uma experiência mais eficiente para motoristas e pedestres. 

O relatório da operação revela que, ao longo de todas as travessias do sistema, foram transportados 2.711.665 veículos e 2.190.176 pedestres e ciclistas no período. Além disso, o tempo de espera nas plataformas foi reduzido em 13% na média máxima, otimizando o tempo de embarque para os usuários. 

Veja os principais resultados por travessia

travessia Santos/Guarujá registrou o maior volume transportado do sistema, com 2.375.924 usuários durante a operação. Houve um crescimento expressivo no transporte de caminhões, com aumento de 67%, e no número de pedestres, que subiu 21%. O tempo médio de espera foi reduzido nessa localidade, com 78% das travessias realizadas em até 15 minutos durante o período de maior demanda. Além disso, houve uma queda de 39% na média dos tempos máximos de embarque, resultando em 25 minutos a menos de espera e, ao mesmo tempo, representando a maior redução de tempo de embarque entre todas as travessias do sistema. 

Na travessia São Sebastião/Ilhabela, o volume transportado superou 1,15 milhão de usuários, incluindo 562.488 veículos e 593.073 pedestres e ciclistas. A operação registrou um aumento geral de 12% do volume transportado, com destaque para o crescimento de 53% no número de caminhões, mesmo com as restrições impostas pela SEMIL nos dias e horários de maior demanda de usuários. O tempo de embarque também melhorou, com 75% das travessias ocorrendo em até 30 minutos no período de maior demanda. Além disso, houve uma redução de 17% na média dos tempos máximos de embarque, representando 18 minutos a menos de espera para os usuários. 

Já na travessia Bertioga/Guarujá houve também crescimento no volume transportado, totalizando 308.990 veículos e pedestres. O transporte de motocicletas registrou um aumento de 14%, enquanto o número de caminhões cresceu 32% em relação ao período anterior. Além do crescimento na demanda, o tempo de embarque também foi reduzido, com uma queda de 10% na média dos tempos máximos de espera.  

A travessia Santos/Vicente de Carvalho, transportou 670.739 usuários, sendo 99.234 ciclistas e 571.505 pedestres. Diferentemente das demais travessias, esse trecho registrou uma leve redução no volume total de passageiros, com queda de 13%. A travessia possui, em sua maioria, passageiros que se utilizam para deslocamento ao trabalho, onde a operação realiza embarques programados. No entanto, a eficiência da operação foi mantida, com uma redução de 7% na média dos tempos máximos para embarque, garantindo mais agilidade aos usuários. 

Ademais, as Travessias Sul, transportaram 390.627 usuários durante a Operação Verão. Um dos destaques foi o aumento de 8% no transporte de motocicletas na travessia Cananéia/Continente. Além disto, a travessia Iguape/Juréia registrou uma redução de 20% nos tempos máximos de embarque, resultado de ajustes operacionais que permitiram maior eficiência no atendimento aos usuários. 

O subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage, avaliou os resultados da Operação Verão 2024/2025 como positivos e indicativos do sucesso das medidas de otimização implementadas. “A redução de 13% no tempo de embarque, aliada ao aumento no volume transportado, demonstra uma eficiência operacional crescente, refletindo diretamente o investimento em processos e tecnologias para melhorar a experiência do usuário. Seguimos comprometidos com a continuidade da melhoria dos serviços prestados”, afirmou. Ele também ressaltou que os investimentos em manutenções preventivas e as inúmeras reformas de balsas contribuíram para reduzir a frequência de manutenções corretivas e, consequentemente, para tornar a operação mais eficiente, o que foi fundamental para os bons resultados alcançados. 

Investimentos no Sistema de Travessias Litorâneas   

Essas melhorias fazem parte de um amplo programa de modernização das travessias litorâneas do Estado, que, nos últimos dois anos, destinou cerca de R$ 200 milhões para melhorias nas embarcações e na infraestrutura dos terminais. O plano prevê a entrega de 23 embarcações reformadas e a conclusão de dez obras em terminais até o final de 2025, com o objetivo de ampliar a capacidade do sistema e melhorar o atendimento aos usuários. 

Entre as recentes mudanças, em 11 de março, foi entregue uma embarcação reformada para a travessia São Sebastião/Ilhabela, com um investimento de R$ 8,3 milhões. A modernização do ferry-boat FB-30 aprimorou sua estrutura e tecnologia, oferecendo mais conforto e segurança aos passageiros. 

No dia 28 de fevereiro, a Baixada Santista recebeu duas novas embarcações para a travessia entre Santos e Guarujá. Com um investimento de R$ 14,4 milhões, as embarcações FB-10 e FB-15 foram modernizadas e voltaram a operar, atendendo uma grande demanda na região. 

A Estação de Passageiros Praça da República, em Santos, passou por uma reforma de R$ 8,2 milhões, concluída em 18 de fevereiro, com foco na recuperação estrutural e ampliação da acessibilidade. 

Em 12 de fevereiro, foi entregue uma nova balsa locada para reforçar a operação da travessia Bertioga/Guarujá, a embarcação Rainha dos Valadares. Com capacidade para 27 veículos e 100 passageiros, a nova balsa amplia a capacidade do sistema, que agora conta com três embarcações para atender a demanda dessa travessia. 

A modernização das estações de passageiros continua com um investimento de R$ 1,3 milhão nas estações de São Sebastião, da Travessia São Sebastião/Ilhabela, e de Cananéia, da Travessia Cananéia/Continente. As reformas visam melhorar a segurança, o conforto e a tecnologia, beneficiando diretamente os usuários dessas travessias. 

A Estação Vicente de Carvalho, em Guarujá, recebeu R$ 14,9 milhões entre 2023 e 2024 para a construção de um novo flutuante e reforma da estação, com adequação da acessibilidade e modernização do sistema de combate a incêndio. 

Além disso, foram implantadas melhorias inovadoras para otimizar a operação do Sistema, como a instalação de uma balança de pesagem de caminhões, para controlar a passagem desse tipo de veículo na travessia de São Sebastião/Ilhabela, e o serviço de apoio na gestão do tráfego, que atua na organização das filas de embarque e desembarque nas travessias com grande fluxo de usuários. Esses dois contratos somam mais de R$ 11,3 milhões em investimentos. 

Parceria Público-Privada (PPP)   

Governo de São Paulo também avança na implementação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a modernização completa do sistema de travessias litorâneas. Com investimento superior a R$ 1,2 bilhão, o projeto prevê a renovação da frota, a construção de 20 novos terminais e a reforma dos existentes, além de medidas para reduzir o tempo de espera e ampliar a oferta de serviços. A proposta também inclui a eletrificação da frota nas travessias, promovendo maior sustentabilidade e ampliando a capacidade do sistema para atender a uma demanda crescente, estimada em 22 milhões de passageiros até 2050.   

Serviços aos Usuários   

O sistema de travessias litorâneas de São Paulo abrange oito trajetos: São Sebastião/Ilhabela (Litoral Norte), Santos/Vicente de Carvalho, Santos/Guarujá e Bertioga/Guarujá (Litoral Central), além de Cananeia/Ilha Comprida, Iguape/Jureia, Cananeia/Continente e Cananeia/Ariri (Litoral Sul). Para mais informações, os usuários podem consultar os painéis de mensagem nos acessos aos bolsões ou ligar para o telefone 0800 77 33 711. 

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Fonte: Agência SP

Tags:   Meio Ambiente
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